3.7.05

A Física descobre Deus?

"Atualmente, vem crescendo o consenso, muito lentamente, de que a Física Quântica não está completa, a menos que concordemos que nenhum fenômeno é um fenômeno a menos que seja registrado por um observador, na consciência de um observador. E isso se tornou a base da nova ciência. É a ciência que, aos poucos, mas com certeza, vem integrando os conceitos científicos e espirituais.
Não há dúvida que a Matemática Quântica é muito capaz, muito competente, e ela prevê o desenvolvimento de ondas de possibilidades, a matéria é retratada como ondas de possibilidades. O modo como elas se espalham é totalmente previsto pela Física Quântica. Mas agora temos probabilidades de possibilidades. Nenhum evento real é previsto pela Física Quântica. Para conectar a Física Quântica a observações reais: não vemos possibilidades e probabilidades, na verdade vemos realidades. Esse é o problema das medições quânticas. E luta-se com esse problema há décadas, como eu já disse, mas nenhuma solução materialista, uma solução mantida dentro da primazia da matéria foi bem sucedida. Por outro lado, se considerarmos que é a consciência que escolhe entre as possibilidades, teremos uma resposta, mas a resposta não é matemática. Teremos de sair da matemática. Não existe Matemática Quântica para este evento de mudança de possibilidades em eventos reais, que os físicos chamam de ‘colapso da onda de possibilidade em realidade’. É essa descontinuidade do colapso que nos obriga a buscar uma resposta fora da Física. O que é interessante é que se postularmos que a consciência, o observador, causa o colapso da onda de possibilidades, escolhendo a realidade que está ocorrendo, podemos fazer a pergunta: qual é a natureza da consciência? E encontraremos uma resposta surpreendente. Essa consciência que escolhe e causa o colapso da onda de possibilidades não é a consciência individual do observador. Em vez disso, é uma consciência cósmica. O observador não causa o colapso em um estado de consciência normal, mas em um estado de consciência anormal, no qual ele é parte da consciência cósmica. Isso é muito interessante. O que é a consciência cósmica diante do conceito de Deus, do qual os místicos e teólogos falam?"
(Trecho da transcrição da entrevista concedida pelo físico Amit Goswami ao Roda Viva, TV Cultura. Amit Goswami é PHD em física quântica e professor titular de física da Universidade do Oregon, autor do livro O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE.)

5 comments:

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy said...

Oi Tati, sabes se tem o original em algum lugar? É que achei estranhas algumas palavras utilizadas. Gostaria de confirmar antes de analisar. bjs

Tatiana said...

Para Afonso e quem mais se interessar: aqui vai o link para o original da entrevista!

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/goswami.htm

Lucas said...

(Aí, Tati, não é que esse post me é familiar?)
É, parece que há algo olhando por nós, mesmo... Vale a pena ler toda a entrevista, que é muito boa!

Tatiana said...

hehe, verdade, deixa eu dar os créditos: Foi o Lucas quem me mandou a entrevista! Sensacional!

Anonymous said...

Eu acho q aí se encaixa muito bem o que o Livro a rofecia celestina coloca, sobre sincronicidades e sobre como nossa energia atua sobre tudo. beijão mulher