27.7.05

Brasão dos Maziero


"O brasão possui no seu escudo um ramo de café, que representa a principal atividade de radicação da família no Brasil; nesse ramo, os quatro grãos de café simbolizam as quatro famílias originadas pelos filhos de Luigi e Pierina. A cor de fundo do escudo é marrom avermelhado e simboliza a terra onde prosperaram as sementes de café e de onde se obteve, por muitos anos, o sustento da família.
A inscrição LP se refere às iniciais de Luigi e Pierina, o casal que deu origem ao clã. O nome da família está escrito abaixo do escudo, em cor branca, simbolizando a paz. Os laços existentes atrás do escudo representam o vínculo entre os familiares, e as cores verde, vermelho e branco remetem às três cores da bandeira italiana, país de origem da família."

Trecho de "Os Maziero", livro de Wilson G. Maziero que conta a história da família.

Luigi e Pierina são meus bisavós por parte de mãe. Sou portanto descendente dessa família de lavradores que vieram da Itália no final do século XIX em busca de uma vida melhor. Maziero (cuja grafia original é masiero) significa arrendatário, ou lavrador que trabalha em terras de terceiros. O nome vem de "maso", do latim "pequena gleba de terra". Descendo de gente simples. Talvez esteja aí uma raiz da simplicidade que eu busco expressar em meus poemas e nas outras coisas que produzo.
O brasão acima também foi desenhado por mim. Os Maziero realizaram um concurso interno à família para projetar um brasão para a família e dentre 14 propostas, a minha foi a escolhida. Acho que ele se parece com o que eu escrevo também porque os elementos tendem a ter mais do que um único significado, gosto de idéias que se superpõe, de simbologias... então, aí está, uma poesia minha sobre minha família em forma de brasão. :)

Posted by Picasa

10 comments:

Tatiana said...

Olhando agora, que engraçado... café, bezerros... o blog está "rural"! hehehehehehehe

Anonymous said...

Grande coincidência: tenho um colega de trabalho que é Masiero. Interessante, serão parentes ou Masiero, lá na Itália, é tipo Silva, aqui no Brasil? Ficou bonito o brasão. Parabéns.

Lucas said...

PARABÉNS! Depois de tanto tempo sem uma atualizaçãozinha, logo de cara um prêmio! Quem pode, pode...
E, já desvirtuando um antigo ditado popular, "a enxada (meio esquisita) venceu a espada!" (fraquinho, mas eu não pude evitar) Hahahahahahahaha!
Beijos!

Anonymous said...

Oi Tati!! Lindo poema! ;)
Passei pra te desejar um ótimo finzinho de férias. E vamos tomar um sorvete semana q vem =)
Beijão!

Anonymous said...

Parabens!!!!
Eu vi o trabalho que deu pra fazer o brasao.

Domingo eu chego.

Beijnhos

Anonymous said...

parabens pelo trabalho meu nome e Sandro Maziero , quem sabe nao sou parente desse casal que chegou da nostra belissima italia né , ahahhaha , fica com DEUS .

Anonymous said...

tambem sou maziero cujos meus avos sao italiano de santa cissilia achei que os maziero ia se cabar pois nao achei nimguem com este sobrenome meu nome e regina maziero

182 said...

Muito bom!!! Orgulho da minha família!!! Gostaria muito de ler o livro "Os Maziero". Onde encontro?

Unknown said...

Sou Maziero. Como saber que é a mesma família?

Tatiana said...

http://www.familiamasiero.com.br/