27.3.07

Freud Explica!

No que é que vc pensa durante aquela aula chata de matemática? Na fila do banco? Empurrando o carrinho de supermercado?

É muito mais simples do que a gente imaginava... rsss. Freud é quase machista, quase servil à maneira de pensar do início do século XX. E é nesse quase que está a beleza da coisa... :)


" Inesperadamente, nos chega um indício por um lado que até agora não havíamos atendido: o uso linguístico, que nada tem de contingente, mas sim que é a sedimentação de uma velha sabedoria (...). Nossa linguagem conhece algo que estranhamente chama de 'sonhos diurnos' [em inglês, daydream]*, que são fantasias; são fenômenos muito difundidos, que também se observam tanto nos sãos quanto nos enfermos (...). Neles, não se vivencia nem se alucina nada, mas sim algo é representado; sabe-se que se está fantasiando, não se vê, mas sim, se pensa (...). O conteúdo destas fantasias é presidido por uma motivação muito transparente. São cenas ou circunstâncias em que os desejos de ambição, ou de poder, encontram satisfação, ou ainda os desejos eróticos da pessoa.

Nos homens jovens, prevalecem quase sempre fantasias de ambição, e nas mulheres, que colocam suas ambições no êxito amoroso, as fantasias eróticas. Mas com certa frequência, também nos homens a necessidade erótica se insinúa ao fundo; todos os feitos heróicos e os triunfos estão exclusivamente destinados a pasmar as mulheres a atraí-las em seu benefício."

FREUD, Sigmund. "Conferências de introdução à psicanálise - conferência 5: O Sonho, dificuldades e primeiras aproximações"

_______________________________

* N. da T. = Nota da Tatiana (pensou que era nota do tradutor, né... hehe)

No comments: