22.4.05

Passado Presente Futuro

"Sem memória;
Sem compreensão;
Sem desejo."

Aula da Cristina, falando sobre psicanálise. Agora não me lembro quem foi (Lacan?) que disse que o psicanalista deve ouvir sem memória, sem compreensão, e sem desejo. Ou seja, sem tentar relacionar com fatos do passado do paciente, sem tentar enquadrar o paciente, e sem ter expectativas sobre o que vai ser falado e o que se pode fazer.
Foi quando me deu um estalo. Não é só o consultório. É a vida inteira. A gente precisa viver sem memória, sem compreensão e sem desejo. Abandonar as lembranças, o que já passou... o entendimento, as interpretações... as expectativas, as vontades... e simplesmente estar experienciando o agora. A yoga tenta ensinar isso. O espiritualismo tenta ensinar isso. Carpe Diem é um pouco isso. Viver o momento. Inspirar em 3 e expirar em 6 e saber só o que está acontecendo aqui. As memórias são o passado, que já ficou para trás. As expectativas são o futuro, que não devemos antecipar. A compreensão é a tentativa de encaixar o presente em algum esquema pré-estabelecido. Vamos nos despir de tudo isso...

2 comments:

Anonymous said...

Tati!! Tive uma das experiências mais lindas da minha vida na noite de ontem p/ hj! Me lembra de te contar tudo na segunda!
Poxa, essa frase da Cristina também mexeu comigo. Tenho uma experiência pessoal sobre a frase "quanto mais a gente deseja ajudar, menos a gente ajuda de fato". Carpe Diem... A vida é bela e finita... Já que são as ações presentes que determinam o futuro, têm de ser concomitantes o planejar e o agir.
Beijo querida!
Bom fim de semana!

Anonymous said...

oi Tati! Vou procurar assistir a esses filmes (amanhã, se possível)... Também tô precisando dar um jeito no meu coração... Depois me lembra de te explicar direitinho rs...
Beijo, querida!